Terça, 26 de março de 2019
77 99111-1342
Galeria

21/09/2018 ás 12h38

Paulo Flores

Licinio de Almeida / BA

Licínio de Almeida: 1ª Passeata setembro amarelo (Mês de combate ao suicídio)


A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE LICÍNIO DE ALMEIDA EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROMOVE PASSEATA PARA CONSCIENTIZAÇÃO DO SETEMBRO AMARELO – DIGA SIM À VIDA!


Setembro é o mês amarelo, no qual o país abraça a campanha de prevenção ao suicídio. E na defesa da vida, a Secretaria Municipal de Saúde de Licínio de Almeida em Parceria com a secretaria de educação abraça esta campanha para conscientizar a população para a importância de fortalecer os laços e orientar a respeito deste tema.


O Brasil é o oitavo país com o maior número de suicídios. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de trinta e dois brasileiros morrem diariamente vítimas de suicídio. Ainda segundo a OMS, 90% dos suicídios poderiam ser evitados.


É preciso incentivar a população a falar sobre o tema e ouvir quem precisa. Pesquisas comprovam que a pessoa que está em sofrimento quer alguém que possa falar do assunto pois desabafar já alivia muito.


Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.


No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens. O assunto é um tabu. Não falamos dele. A mídia evita por medo de aumentar os números, as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabamos cortando o diálogo necessário.


O objetivo do mês de prevenção do suicídio é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos. O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre o assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução. O Setembro Amarelo busca salvar vidas através da informação e da conversa sobre este assunto sério que ainda é um tabu.


Centro de Valorização da Vida (CVV)


O centro de valorização da vida é reconhecido como Utilidade Pública Federal desde a década de 70. É uma organização sem fins lucrativos e filantrópica que busca dar apoio emocional e prevenção do suicídio para quem precisa. Desde 2015, é possível entrar em contato com eles através do telefone, de maneira gratuíta.


Basta ligar para o número 188 ou 141 (no caso dos estados do Maranhão, Paraná, Pará e Bahia). O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico.


O Setembro Amarelo foi idealizado pelo CVV em 2015 e o mês escolhido é setembro, pois é o mesmo mês do Dia Mundial para Prevenção do Suicídio, realizado no dia 10 de setembro.


FALAR SOBRE SUICÍDIO É IMPORTANTE. É UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA E É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO.


Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados