Terça, 09 de março de 2021
77 99111-1342
Geral

20/01/2021 ás 20h29 - atualizada em 20/01/2021 ás 20h29

809

Paulo Flores

Bahia / BA

Vacina: empregados que a recusarem podem ser demitidos por justa causa
Advogado, especialista em direito e processo do trabalho, alerta. Funcionários estão sujeitos a sanções previstas em lei, como multas
Vacina: empregados que a recusarem podem ser demitidos por justa causa
(foto: Gerd Altmann/Pixabay )

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmar a aprovação para uso emergencial das vacinas CoronaVac e AstraZeneca no domingo, dia 17, já teve largada o início oficial da campanha de imunização do governo federal contra a COVID-19.
Em meio a uma onda negacionista no Brasil em relação às vacinas, os brasileiros não podem ser obrigados a participar da campanha de imunização, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os cidadãos que recusarem a vacina estarão sujeitos a sanções previstas em lei, como multas e impedimentos de frequentar determinados lugares.

No âmbito da justiça trabalhista, o empregado que se recusar a tomar a vacina pode ser demitido por justa causa, já que estará trazendo riscos sanitários para os colegas.
De acordo com o advogado especialista em direito e processo do trabalho Rafael Camargo Felisbino, a empresa pode demitir o funcionário em questão, mas é recomendável que haja uma tentativa de conversa antes de medidas mais definitivas.

"É possível dispensar a pessoa que se recusa a se vacinar por justa causa, já que é obrigação da empresa zelar pelo meio ambiente e pela saúde de seus empregados. A pessoa que se recusa a tomar a vacina coloca a saúde de todos os colegas em risco. Entretanto, é recomendável que a justa causa seja precedida de uma advertência ou suspensão, ainda mais se esta for a primeira recusa e o empregado em questão tiver um histórico bom na empresa", explica Rafael Camargo Felisbino.

FONTE: em.com.br

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2021 :: Todos os direitos reservados