27/01/2021 ás 07h09
330
Paulo Flores
Bahia / BA
As gêmeas siamesas Laura e Laís Silva, que nasceram unidas pela bacia, passam pela cirurgia de separação nesta terça-feira (26), em Goiânia. A maior dificuldade deve ser a separação da parte intestinal e da região genital. O médico Zacharias Calil disse que as expectativas para a cirurgia são boas e que as duas estão bem de saúde.
As meninas, que nasceram na Bahia, têm 1 ano e cinco meses e dividem a parte intestinal, bexigas, ureteres, a genitália e a bacia.
“Nós vamos tentar trabalhar a divisão dos órgãos. É uma cirurgia complexa, porque são muito novas ainda. A vantagem é que elas não têm comunicação no fígado, o que é muito comum em siameses”, disse o médico.
A expectativa é que a cirurgia deve durar cerca de 10 horas. “Elas estão muito bem, passaram por avaliações com pediatra e grupo de anestesia. Também foram realizados vários exames que mostram que elas estão muito bem. Agora é torcer para que dê tudo certo”, completou o médico.
No dia 13 de dezembro, Laura e Laís passaram por uma cirurgia para colocar expansores de pele. Calil disse que o processo correu muito bem. Assim, elas terão pele suficiente para cobrir a área da cirurgia após a separação.
Siamesas Laura e Laís Silva nasceram unidas pela bacia — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Acompanhamento desde o nascimento
As duas nasceram no dia 15 de agosto de 2019, na Bahia, e precisaram ser transferidas no dia seguinte para o Hospital Materno Infantil, referência nos casos de gêmeos siameses. Após dois meses internadas, voltaram para a cidade natal, Piraí do Norte.
Em março deste ano, fizeram uma nova visita ao hospital para fazer os primeiros exames para analisar a possibilidade de separação, já que também compartilham o intestino. Em dezembro, elas voltaram para iniciar os procedimentos necessários para que fossem separadas.
FONTE: G1
0 comentários
Há 8 horas
Acidente com ônibus deixa dois mortos e 20 feridos em Ouro Preto na Região Central de Minas GeraisHá 8 horas
Homem morre após tomar choque enquanto usava celular carregando na tomadaHá 8 horas
Imagem forte: Rapaz desaparecido no Sudoeste é achado morto. Crânio estava há 100 metros do corpoHá 8 horas
Petrobras anuncia 6º reajuste no ano alta de 8,8% na gasolina e 5,5% no dieselHá 8 horas
Governador Rui Costa anuncia volta de pagamento do vale-alimentação estudantil