Terça, 23 de julho de 2019
77 99111-1342
Bahia

14/07/2019 ás 11h55

278

Administrador

Licinio de Almeida / BA

Conquista chega a registrar temperaturas abaixo dos 10º C; confira as cidades mais frias da Bahia
Segundo a meteorologista, além da altitude, a passagem de uma frente fria pelo estado colaborou com a derrubada das temperaturas.
Conquista chega a registrar temperaturas abaixo dos 10º C; confira as cidades mais frias da Bahia
Foto: reprodução

O frio é uma condição bastante incomum para quem vive em Salvador, cidade que raríssimamente registra temperatura abaixo dos 20º C. No interior, por outro lado, há algumas cidades que se acostumaram a conviver com temperaturas baixas, que chegam a romper a barreira dos 10º C, para menos.

Entre as exceções estão Vitória da Conquista, conhecida como Suíça baiana, na região Sudoeste, e Piatã, no ‘topo’ da Chapada Diamantina, duas das que este ano têm marcado as temperaturas mais baixas, de acordo com os medidores meteorológicos. 

Elas têm sido monitoradass pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em 2019 registrou a menor temperatura na cidade de Correntina, no Oeste. Por lá, os termômetros já chegaram a marcar 9,8º C neste ano.


“Essas cidades têm altitudes um pouco acima do nível do mar. Quanto mais alta a cidade, mais fria ela fica”, explica a meteorologista Diva Cordeiro, do Inema.


O órgão estadual fez o levantamento das dez cidades mais frias do estado desde que o ano começou. A lista fica dividida entre cidades do Sudoeste e Oeste. São elas: Correntina; Piatã; Brumado; Luís Eduardo Magalhães; Itapetinga; Vitória da Conquista; Umburanas (Delfino); Irecê; Itiruçu e Ipiaú.

Segundo a meteorologista, além da altitude, a passagem de uma frente fria pelo estado colaborou com a derrubada das temperaturas.

“Para os próximos dias, a previsão é de tempo instável no Nordeste da Bahia, sobretudo nas áreas próximas ao estado de Sergipe, onde são esperadas chuvas frequentes, variando de intensidade fraca a moderada”, comenta ela, sobre a região onde ficam Coronel João Sá e Pedro Alexandre, cidades prejudicas com o rompimento de três barragens que cederam após as fortes chuvas.

“Em Salvador e região metropolitana, as chances de ocorrer chuvas neste fim de semana são mínimas. Somente na segunda-feira estão previstos eventos isolados de chuvas na capital. Nas demais áreas do Estado, o tempo continuará firme, ou seja, com predomínio de céu claro ao longo dos dias”, complementou o órgão, em nota.

. A previsão para as dez cidades mais frias do estado para a próxima semana, segundo o Inema, é a seguinte:

Correntina (Máx. 32°C e Mín. 11°C)
Piatã (Máx. 23°C e Mín. 11°C)
Brumado (Máx. 31°C e Mín. 16°C)
Luis Eduardo Magalhães (Máx. 35°C e Mín. 18°C)
Itapetinga (Máx. 31°C e Mín. 16°C)
Vitória da Conquista (Máx. 27°C e Mín. 13°C)
Delfino (Máx. 29°C e Mín. 16°C)
Irecê (Máx. 30°C e Mín. 17°C)
Itiruçu (Máx. 27°C e Mín. 15°C)
Ipiaú (Máx. 28°C e Mín. 16°C)

FONTE: blogdosena

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados